$cid=time();?>
As mudanças climáticas e a constante preocupação de governos e corporações pelo mundo estão levando a um maior estímulo de fontes renováveis de energia, como a biomassa. Referência nesse segmento, com produção voltada ao mercado nacional e internacional, a Vantec Indústria de Máquinas oferece máquinas para automação industrial, com linha de Picadores Florestais e Elétricos desenvolvidos para a melhoria contínua e aumento nos ganhos produtivos. São equipamentos como empilhadeiras, laminação, biomassa, equipamentos para reciclagem e serraria, todos produzidos em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Com 59 anos de experiência, a Vantec utiliza tecnologia de ponta para a fabricação de máquinas e equipamentos para processamento de madeira.
“Os picadores estão espalhados por todo território brasileiro, América Latina e África. São várias as aplicações, desde o aproveitamento de costaneiras, lâminas e restos de podas urbanas a florestas plantadas, como pinus e eucalipto, até o aproveitamento de biomassa do pé de caju, seringueiras, pomares de laranjeira e também na supressão e manejo de florestas nativas”, explica Fábio José Grainer, gerente comercial das linhas de Biomassa e Reciclagem, da Vantec, ainda segundo o gerente comercial, a Vantec atende diversos clientes e segmentos que necessitam de energia térmica, do pequeno ao grande produtor de biomassa, de quem já utiliza a biomassa até os que estão migrando para essa fonte de energia.
CASES E EXPECTATIVAS
“Temos dois cases recentes de sucesso, em que a linha Brutus 1020 atendeu os projetos dos nossos clientes com toda a segurança proposta pela Vantec e, principalmente, produzindo grande quantidade de cavaco com baixo custo de manutenção e consumo de diesel. O primeiro case foi na erradicação de pomares de laranja, com nosso amigo e cliente da HBJ Brancalhão, no Estado de São Paulo. O segundo na supressão de madeira nativa com nosso amigo e cliente da 2D Madeiras do Brasil, no Mato Grosso”, cita Fábio.
A Vantec está bastante otimista com o crescimento do mercado, duplicando a estrutura para a fabricação dos modelos da Linha Brutus e as operações de campo de vendas e assistência técnica. “Nossa equipe não se dedica apenas em fabricar equipamentos para produzir cavaco de alta qualidade: nossa maior motivação é a melhoria da produtividade das safras e indústrias, trazendo mais qualidade aos bens, produtos e serviços para os nossos clientes.”
MODELOS E INDICAÇÕES
A Vantec dispõe de uma linha completa de equipamentos para produção de biomassa. “Comercializamos equipamentos com várias faixas de potências atendendo todos os tamanhos e necessidades de nossos clientes:
-Categoria elétrica com potências de 75 cv a 700 cv (cavalos de força)
-Categoria diesel 330 cv, 400 cv, 500 cv e 605 cv
-Linha elétrica 500 e 600 R6 chegando à linha R8 nos modelos 500, 600 e 750
-Linha Florestal Compact 600, Florestal 750 R8, Rodoflorestal 750 R8 e completando com a nova geração de picadores, a linha Brutus 1020, equipamentos da linha de Alta Performance Vantec, que são montados em chassi florestal, rodoviário e autopropelido”, destaca o gerente comercial.
Com a inovação dos novos equipamentos e gerações de equipamentos, a Vantec otimiza a produtividade de seus clientes. “Foram muitas horas de pesquisa e desenvolvimento para entregarmos o melhor custo-benefício do mercado. Projetos modulares, que facilitam a venda, troca e manutenção dos equipamentos junto ao cliente. Muita tecnologia embarcada desde a parte do motor, sistema hidráulico e automação, com certeza produzimos mais cavaco com o menor consumo de combustível do mercado.”
PICADORES E A BIOMASSA
Segundo Fábio Grainer, os picadores beneficiam a indústria da biomassa ao entregar um cavaco de qualidade, gerando economia de energia aumentando a eficiência e rendimento em secadores de grãos e nas caldeiras, isso facilita o uso na indústria na questão da mecanização e automação durante o seu consumo, gerando eficiência e resultados. “São picadores com alta capacidade de produção. Além disso, a biomassa produzida pelos picadores gera uma grande economia de energia, dentre os fatores que contribuem para isso, podemos citar a automação e uniformidade de temperatura, mecanização, ambiente organizado no pátio, diminuição de cinzas e fumaça, diminuição da mão de obra desde a extração e transporte, até a alimentação das caldeiras e fornalhas”, enfatiza.
SUPORTE TÉCNICO E PÓS-VENDA
Atualmente, a Vantec conta com equipe externa de profissionais capacitados para startup, manutenção e treinamento da equipe do cliente. “Temos uma estrutura montada e em pleno funcionamento de um setor específico para fabricação e montagem de peças 100% direcionadas a atender o cliente, tanto na assistência técnica, como na venda de peças”, explica Fábio.
Matéria publicada pela Revista Biomais